Azul suspende voos diretos do Santos Dumont para Vitoria a partir de domingo (01/10).
- Diogo Belshoff
- 2 de out. de 2023
- 1 min de leitura

A partir de domingo (01/10/2023), a Azul suspendeu os voos diretos do Rio de Janeiro para Vitória. Essa decisão está relacionada à limitação da capacidade do Aeroporto Santos Dumont e afeta outros destinos operados pela companhia, como Campos dos Goytacazes (RJ), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA).
Essa redução está ligada à restrição da movimentação de passageiros no Santos Dumont, cuja capacidade foi estabelecida em 10 milhões de passageiros por ano pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos. Segundo informações do governo federal, o terminal está operando próximo ao limite e, sem as restrições, poderia atingir cerca de 12 milhões de passageiros até o final de 2023.
O Santos Dumont também enfrenta restrições para voos com destinos a mais de 400 quilômetros de distância, como é o caso de Vitória. Essas restrições entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024.
Essas limitações têm como objetivo incentivar o uso do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, localizado na Zona Norte do Rio. Tanto a prefeitura carioca quanto o governo do Estado do Rio de Janeiro têm feito apelos ao governo federal nesse sentido.
Quando as medidas foram anunciadas no final de agosto, a Azul assegurou que os passageiros com passagens para as rotas suspensas seriam informados e receberiam toda a assistência necessária, conforme a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia também garantiu que os passageiros seriam reacomodados em outros voos da empresa ou teriam o ressarcimento integral do valor pago pelo bilhete.
Comments